MX JAPAN

Sports Nutrition

O QUE É PROTEINA…COMO ESCOLHER



Suplementos de proteína não são apenas importantes para quem quer ganhar músculos. Pesquisas já indicaram que a ingestão de suplementos à base de proteína todos os dias contribui para a a manutenção de uma boa saúde.
Mesmo que você não pratique atividades físicas ou não seja um atleta, o consumo diário de um suplemento de proteína pode trazer para você inúmeros benefícios nutricionais. Porém, se você pratica exercícios físicos com regularidade, o consumo de um suplemento de proteína diário, especialmente ao acordar e após a atividade física, irá trazer enormes benefícios que simplesmente não podem ser ignorados.
O papel das proteínas na dieta está sempre em evidência, seja para perder ou ganhar peso.
são moléculas formadas por imensas cadeias de aminoácidos. Existem 20 tipos de aminoácidos diferentes, sendo que o ser humano é capaz de produzir 10 tipos, os outros restantes devem ser obtidos a partir da dieta (chamados aminoácidos essenciais). Se a dieta não oferecer a quantidade suficiente de aminoácidos essenciais, o corpo entra em processo de degradação de proteínas.
As proteínas participam do funcionamento do corpo basicamente de duas formas:
Como componentes estruturais: formando estruturas como ossos, músculo e pele.
Como componentes funcionais: como enzimas que catalisam as reações químicas do organismo.

Você deve focar sua atenção nas proteínas completas (por exemplo: leites e derivados, carnes, ovos, whey), pois são elas as responsáveis pela construção de músculos.
Existem várias fontes de proteínas completas. Para compará-las em relação à qualidade foi criada a escala do Valor Biológico. Esta escala mede a eficiência do seu corpo em utilizar uma fonte específica de proteína. Quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio seu corpo irá reter.

Valor Biológico: Comparando diferentes fontes de proteína

Fontes de Proteína Natural

ALIMENTO

GRADUAÇÃO
Ovo (inteiro) 100
Leite de vaca 91
Clara de ovo (albumina) 88
Peixe 83
Bife magro 80
Frango 79
Arroz 59
Feijão 49

Fontes de Proteínas Criadas em Laboratório

SUPLEMENTO

GRADUAÇÃO
Whey Protein Isolado 110-159
Whey Protein Concentrado 104
Caseína 77
Proteína da Soja 74

Qual a proteína certa? Como tomar?

Ao escolher seu suplemento de proteína é aconselhável que você analise as informações nutricionais do produto para avaliar o tipo de proteína utilizada, e a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras por dose. Em geral, um suplemento com maior concentração de proteínas por dose é naturalmente um pouco mais caro do que um com muitos carboidratos na porção.

É muito importante que você divida o consumo de proteína ao longo do dia em todas as suas refeições, preferencialmente de 3 em 3 horas. Dessa forma, você manterá um equilíbrio nitrogênico positivo e seu corpo permanecerá em anabolismo (construindo e mantendo músculos).

No entanto, comer com essa freqüência pode ser quase impossível! Por exemplo, fisiculturistas devem consumir no mínimo de 2 a 4 gramas de proteína para cada Kg de massa magra. Digamos que o você têm 60Kg de massa magra, você precisaria comer no mínimo 120g de proteína por dia.Isso quer dizer 21 ovos ou 7 filés de peito apenas para chegar a essa quantidade de proteina. Sem mencionar os efeitos negativos de gorduras e colesterol que vocês está colocando em seu corpo. É por isso que o suplemento proteina de alta qualidade é o mais benéfico.

Suplementos alimentares ricos em proteínas ajudam você a consumir proteínas construtoras de músculos de alta qualidade com muita praticidade e sabor. Os benefícios para sua saúde e seu corpo são inquestionáveis.

Mais Alguns Benefícios do Suplemento de Proteina

Alguns benefícios extra são: a reparação de todas as estruturas dos tecidos, construção muscular e funções corporais como a produção de células e hormônios.Comer pouca proteina, no entanto, vai limitar muito os seus ganhos musculares e debilitar o seu sistema imunológico, porque o corpo vai sempre usar proteína para reparar e construir todos os tecidos e para a produção hormonal antes de usá-la no tecido muscular. De fato, quando níveis inadequados estão presentes em sua dieta, seu corpo vai usar proteina de tecido muscular para as funções corporais onde a proteína é necessitada.

Quanto Você Precisa

Atletas que são altamente ativos quebram as fibras musculares em uma taxa muito mais elevada do que pessoas sedentárias. Portanto, eles precisam consumir muito mais proteína para manter e construir novos músculos.Se você é um atleta ou fisiculturista e quer ganhar massa muscular, você deve consumir no mínimo 2 – 4 gramas por Kg de massa magra. Outra boa regra para indivíduos ativos é consumir no mínimo 1.6 – 2 gramas por Kg de massa magra.Lembre-se que existem 20 aminoácidos diferentes usados na construção muscular. Nove deles vêm de comidas pois eles não podem ser produzidos pelo corpo. Portanto, consuma sempre de outras fontes.
* Carne vermelha: picanha, filés, alcatra, cabra, carne moída.
* Ave: frango, peru.
* Peixe: atum, salmão, truta, tainha.
* Laticínios: leite, queijos, caseína.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 2011/09/01 by in NUTRIÇÃO (Dicas).
%d bloggers like this: