MX JAPAN

Sports Nutrition

Entenda a anatomia do músculo abdominal


Os músculos abdominais estão localizados entre as costelas e a pelve na parte anterior do corpo. Os grupos de músculos abdominais se unem para cobrir os órgãos internos.

Eles oferecem suporte ao tronco, permitem movimento e mantêm os órgãos no local regulando a pressão abdominal interna. Eles também realizam uma função muito importante na maioria dos movimentos da coluna, como estabilizadores e motores.

Os principais músculos abdominais são:

RETOS

São dois músculos paralelos e verticais, separados por uma faixa de tecido conjuntivo chamada de linha alba. Eles ajudam a comprimir o conteúdo (vísceras) do abdome e ainda a parede abdominal. Sua função é postural e atuam no processo respiratório.

OBLÍQUOS

Existem os externos e os internos. Ambos fazem movimentos de rotação e inclinação da coluna vertebral e ajudam a trazer os ombros para frente. Juntos promovem a compressão dos componentes do abdome, auxiliando no processo digestivo.

Oblíquos externos: estão presentes de cada lado do reto abdominal. Os músculos oblíquos externos permitem que o tronco gire, mas para o lado oposto àquele músculo oblíquo externo que esta contraindo. Por exemplo, quando o oblíquo externo contrai o corpo gira para o lado esquerdo;

Oblíquos internos: estes músculos também estão presentes de cada lado do músculo reto abdominal, mas (como o seu nome diz) estão localizados abaixo dos músculos oblíquos externos. Eles operam de maneira oposta aos músculos oblíquos externos. Por exemplo, para girarmos o tronco para o lado esquerdo requer que o oblíquo interno do lado esquerdo e oblíquo interno do lado direito se contraia juntos.

TRANSVERSAIS

Possuem esse nome porque suas fibras correm em direção transversal pelo abdome. Estão situados na parte mais profunda da parede muscular da região lateral e anterior do abdome. Têm função de contrair e tensionar a parede abdominal.

PIRAMIDAIS

Os músculos piramidais são pequenos e triangulares. Localizam-se no baixo ventre em frente aos retos. Originam-se no púbis e inserem-se da linha alba à cicatriz umbilical. São importantes para o processo de expiração.

 

Agora que você conhece o conceito de anatomia abdominal, vai poder aplicar uma boa base de treinamento engatar o projeto abdome chapado. Vamos la…veja o próximo artigo sobre alguns treinos de abdominais.

 

One comment on “Entenda a anatomia do músculo abdominal

  1. MCRaw
    2012/07/25

    Very interesting my friend! Thank u. MC Raw😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 2012/07/25 by in TREINAMENTO (Dicas).
%d bloggers like this: