MX JAPAN

Sports Nutrition

A importância da respiração no treino (Parte 1)


Em todos os  esportes ou treinamento pesado o corpo fica responsável por captar todo o oxigênio necessário sem o esforço da nossa consciência, isso ocorre de forma involuntária. A respiração é de suma importância, tanto nos treinos pesados quanto nos mais simples.

É fundamental entender que é muito errado prender a respiração quando estiver fazendo um exercício,é uma regra básica. Prender a respiração durante a execução faz com que os vasos sanguíneos sofram um grande estresse, e se for levado ao extremo, pode ocasionar facilmente a ruptura dos vasos.

Ao fazer os exercícios você deve  inalar a maior quantidade de oxigênio possível e soltar aos poucos. É de suma importância frisar que o certo é exalar pela boca durante o estresse no abdômen, desta forma ele estará sendo mais forçado pelo fato do conjunto de esforço com o diafragma.

Respirar com qualidade e corretamente é fundamental para todos os atletas, com isso uma pessoa que prática musculação tem que ficar ligada nesse aspecto, pode comprometer nos resultados uma respiração inadequada.

Técnicas de respiração possibilitam o melhor aproveitamento dos diferentes exercícios de musculação por ocasionarem uma maior estabilização da coluna vertebral. Esta estabilização é decorrente da elevação da pressão intra-abdominal, permitindo assim um melhor rendimento e segurança durante a execução dos exercícios. A pressão intra-abdominal é elevada por intermédio da contração da musculatura abdominal, do diafragma e dos músculos intercostais, sendo que o bloqueio respiratório também influi de forma positiva ao aumento da pressão intra-abdominal.

Os tipos mais comuns são:

Respiração livre: também chamada continuada, ocorre quando não existe uma preocupação em inspirar ou expirar em determinada fase do movimento. Acontece naturalmente durante as repetições do exercício;

Respiração ativa: quando se inspira na fase concêntrica (fase em que a força muscular vence a resistência) do movimento e se expira na fase excêntrica (fase em que a resistência vence a foça muscular);

Respiração passiva: quando se expira na fase concêntrica do movimento e se inspira na fase excêntrica;

Respiração apnéica ou bloqueada: quando se prende a respiração em uma das fases do exercícios ou mesmo antes de executá-lo.

Na respiração bloqueada o ato de prender excessivamente o fluxo de ar com a glote fechada (manobra de valsalva) durante a execução de treinamento de força ocasiona elevação substancial da pressão sanguinea. Foi demonstrado através de pesquisas que a elevação da pressão arterial durante os exercícios é menor se a respiração ocorrer durante a ação muscular, ou seja durante as duas fases do movimento; portanto não é recomendado o bloqueio da mesma.

Quando se faz um exercício de força, a fase de maior dificuldade é aquela em que se vence a resistência ou fase concêntrica do movimento. Nesse momento a contração abdominal acontece com o objetivo de estabilizar o corpo, concentrando mais a força para o movimento desejado, além disso, por ser um músculo expiratório, facilita a saída do ar, empurrando o diafrágma para cima.

Assim sendo, pode-se considerar que a respiração passiva se molda mais favoravelmente à fisiologia do mecanismo respiratório, sendo por isso, a mais recomendada e eficiente para a grande maioria dos exercícios.

A minha sugestão com a respiração é: Inspirar para preparar o movimento, expirar na fase concêntrica, parar no final desta fase, manter uma isometria e puxar o ar na fase excêntrica …Certo???

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 2012/07/27 by in TREINAMENTO (Dicas).
%d bloggers like this: